sábado, 29 de setembro de 2012

Imagens de algumas doenças causadas por carências ou excessos de vitaminas e sais minerais

Raquitismo


Bócio


Escorbuto


Fluorose dentária


fluorose dos ossos


Raquitismo


Pelagra


Xeroftalmia


(Dossiê organizado) Portefólio de Ciências da Natureza e exemplo de pequena reflexão

"Lê com atenção o modelo de introdução para relembrares os objectivos da criação de um portefólio (dossiê organizado) na disciplina de ciências da natureza. Para te orientares melhor na organização, observa também com atenção, o índice. Tens uma sugestão dos ítens que deverão constar nos separadores, depois da introdução.
Para além do caderno organizado e atualizado e da realização dos trabalhos, esta ferramenta vai te ajudar no desenvolvimento das tuas aprendizagens e assim obteres melhores resultados de acordo com o estipulado para o 2.º Ciclo.

Outra sugestão: Utiliza um dossier antigo, restaura-o, com a capa, ... com micas para os separadores.
Não deves andar com ele sempre para a escola. Não é prático e não é esse o objectivo dele.

O portefólio (DOSSIÊ ORGANIZADO)  (atenção que se pode escrever também de outra forma, consulta livros e a internet...) é para ser feito com calma.
     Nos primeiros dias de aulas de ciências, preocupa-te em organizares-te na sala de aula e  fora dela, de acordo com o teu horário escolar e de estudo.
Bom trabalho!"

Escola E. B: 2,3 São Julião da Barra



“PORTE FOLIO

DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA”




                            DE: P. S.
                                                                        TURMA: 6.º C; N.º 00






2012/2013

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SUGESTÃO DE UM ÍNDICE.
PODES CRIAR O TEU. DESDE QUE TENHAS UMA PEQUENA INTRODUÇÃO E OS SEPARADORES DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS.
                                         
ÍNDICE:

1-    INTRODUÇÃO
2-    FICHAS INDIVIDUAIS
3-    FICHAS DE TRABALHOS EM GRUPO
4-    FICHAS DE TRABALHO A PARES
5-     “ ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA”
          pesquisas
          Actividades Práticas
          Expêrincias de laboratorio
          outros...
6-    “ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS FORA DA SALA DE AULA”
7-    FICHAS E ARTIGOS DE APOIO
8-    RELATÓRIOS DE VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO
9-    TESTES DE AVALIAÇÃO (e resp. Correcções)
10-                      ANEXOS
11-                      CONCLUSÃO
12-                      AGRADECIMENTOS*

* Facultativo. Só se precisares, como expliquei e mostrei nas primeiras aulas.
NOTA:

Podes organizar os separadores como te agradar mais e te der mais jeito. Por exemplo podes, juntar os trabalhos de pares no separador dos trabalhos de grupo…
                                                 *********************
Exemplo de uma introdução para os alunos que queiram ter uma ideia do que se costuma escrever numa introdução de um tarbalho, neste caso, na realização do dossiê organizado de Ciências da Natureza (o portefólio).
INTRODUÇÃO

"Chamo-me Henrique S. e frequento o 6.º ano de escolaridade, numa turma com 27 alunos.
Na disciplina de Ciências da Natureza sou um aluno com aproveitamento satisfatório. Sou um pouco desorganizado, por isso, resolvi empenhar-me mais e comecei por me organizar melhor.  
Soube pela minha professora de Ciências da Natureza  que um porte fólio pode ajudar muito no desenvolvimento das nossas aprendizagens. Então resolvi iniciar a elaboração do meu porte fólio de Ciências da Natureza.
No meu porte fólio, estão compilados todos os trabalhos que reflectem o meu desenvolvimento nesta disciplina. Ainda estou a considerar se coloco todos os trabalhos ou os melhores que vou fazendo. Aqui espero ter também a opinião dos meus professores e da minha encarregada de educação.
Pretendo agrupar os diferentes tipos de trabalhos pela ordem que vem indicada no índice.
Os trabalhos estão acompanhados de pequenas reflexões* e alguns deles são feitos fora da sala de aula. Por exemplo, idas ao cinema, as visualizações de documentários sobre as matérias que damos ou visitas de estudo, saídas de campo e as experiências de laboratório realizadas devo incluir neste porte fólio.
No final de cada período, no dia da auto - avaliação e hetero - avaliação devo apresentar o meu porte fólio à minha professora e os meus colegas também podem vê-lo.
Os meus pais também podem ter uma ideia mais concreta do meu desempenho.
No final de cada Período, vou incluir uma pequena conclusão sobre os trabalhos realizados. No final do ano, faço um balanço geral do que aprendi neste ano. Estou a pensar seriamente, em continuar este porte fólio no 3.º ciclo e assim ter o conjunto de trabalhos do 2. º Ciclo compilados.


     A introdução da matéria desta disciplina fiz no 4.º ano de escolaridade. Durante o 1.º Período, vou aprender algumas características da nossa alimentação, os principais tipos de regimes alimentares e as respectivas adaptações dos corpos dos animais e do Homem. De seguida, irei aprender como funciona o Sistema Respiratório do Homem e ficarei novamente com uma ideia de como ela é diferente nos animais mais variados que vivem em meios diferentes, como as aves e os peixes e as baleias.
No 2.ºPeríodo a professora ira ajudar-nos a perceber como funcionam o Sistema Circulatório, o Sistema Urinário e o sistema reprodutor do Homem. Mais tarde, iremos aprender assuntos relacionados como estes sistemas..."

                                                                      ***********
                                      “FICHAS DE TRABALHO INDIVIDUAL”

...
....

REFLEXÕES/CONCLUSÕES

AGRADECIMENTOS (Se for necessário)

BIBLIOGRAFIAS (consultadas- facultativo*)
* Só incui quem quiser.



****
*EXEMPLO DE UMA PEQUENA REFLEXÃO:


No dia 25 de janeiro, realizamos uma actividade experimental, ou melhor, três actividades.
1.º -Observamos o sistema respiratório do porco- mamífero com um sistema  muito semelhante ao do homem.
2.º - A seguir, fez se uma incisão e observamos o interior dos pulmões, para além de sentirmos   com os dedos (devidamente protegidos com uma luva apropriada), a consistencia das diferentes partes dos orgãos envolvidos, nomeadamente, dos anéis cartilagenosos da traqueia, dos bronquíos e dos bronquíolos.
3.º - Depois de  medirmos o comprimento e a largura do pulmão, observamos que ele flutua na água. ou seja estava cheio de ar. Isso, não aconteceu com o músculo que colocamos também em água num outro gobelé.
     A turma estava um pouco mais agitada, mas a professora entendeu, pois estavamos todos muito anciosos para fazer esta experiência.
     Os colegas que não se sentiam muito bem a ver os orgãos directamente, sempre puderam vê-los através das fotografias que fomos tirando.
     É importante seguir as orientações que a professora dá antes da actividade iniciar, porque assim, tiramos melhor proveito destas aulas.
      A maior parte dos alunos deixou a sala limpa, mas há colegas que precisam lembrar, de que as luvas e  os papeis não podem ficar espalhados no chão e nas bancadas.
***






Alimentos e nutrientes; macro e micro nutrientes

Agora que já conheces os conceitos de: alimento e nutriente; é importante que saibas que eles são necessários em quantidades diferentes no nosso organismo. Atenção à figura 13 da página 19 do teu Manual de ciências: Constituição média do organismo humano.
De facto, não necessitamos de hidratos de carbono, proteinas, lípidos, vitaminas, sais minerais, fibras e água nas mesmas quantidades.Elas variam.
Por outro lado, nem todas as pessoas necessitam das mesmas quantidades de nutrientes ao logo da sua vida. Outras ainda, devido ao seu tipo de trabalho, ou ao clima do local onde vivem, ou ainda ao seu estado de saúde, ..., podem necessitar de outras quantidades de nutrientes no seu organismo.

     Os nutrientes que necessitamos em maior quantidade, denominam-se de macro-nutrientes, enquanto que outros, são os micro nutrientes.

MACRO NUTRIENTES                                                           MICRO NUTRIENTES

proteínas (Prótidos)                                                                             vitaminas
lípidos ou gorduras                                                                                sais minerais
glícidos ou hidratos de carbono                                                             fibras       
 
                                                     ÁGUA   (a maior parte do nosso corpo é formado por água)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Principais doenças causadas pela Avitaminose

Principais doenças causadas pela Avitaminose:
* Cegueira Noturna: falta de vitamina A (retinol)

* Beribéri: falta de vitamina B1 (tiamina)

* Fotofobia: falta de vitamina B2 (riboflavina)

* Pelagra: falta de vitamina B3 (niacina), B6 (Piridoxina) ou PP (nicotinamida)

* Dormência nas mãos e nos pés: falta de vitamina B5 (ácido pantotênico)

* Dermatite e atraso no crescimento: falta de vitamina B6 (piridoxina)

* Problemas gastrintestinais: falta de vitamina B9 (ácido fólico)

* Anemia perniciosa: falta de vitamina B12 (cobalamina)

* Escorbuto: falta de vitamina C (ácido ascórbico)

* Raquitismo: falta de vitamina D (calciferol)

* Distúrbios neuromusculares: falta de vitamina H (biotina)

* Hemorragia: falta de vitamina K (filoquinona)

* Possível aparecimento de varizes: falta de vitamina P (rutina)

INTRODUÇÃO:

Os hábitos alimentares podem variar de acordo com culturas, povos e regiões. Muitas vezes, dentro de um mesmo país, existem regiões com hábitos alimentares completamente diferentes umas das outras. Essa diversidade pode variar de acordo com a cultura, a disponibilidade de alimentos, a fertilidade do solo.
Essas diferenças além de representarem à cultura da região, em alguns casos, podem gerar problemas como a deficiências de algumas vitaminas e minerais na alimentação, como é caso de povos que baseiam sua alimentação exclusivamente no milho.

1- O beribéri é uma avitaminose, isto é, uma doença causada por uma carência vitamínica, neste caso, a falta de uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, a vitamina B1.
Esta carência conduz a um quadro clínico de fraqueza muscular, emagrecimento, alterações do sistema circulatório e digestivo, surgimento de dificuldades respiratórias, lividez e edemas. Podem ainda surgir alterações ao nível do sistema nervoso, originando paralisias musculares, perca de equilíbrio e crises nervosas.
A vitamina B1 pode ser encontrada num leque alargado de alimentos - por exemplo, pão, batatas, fígado, leite, legumes frescos e secos e ovos, entre outros -, sendo uma doença endémica em algumas regiões da Ásia, África e também da América do Sul, onde as populações se alimentam quase exclusivamente de arroz descorticado. Prevaleceu nos países asiáticos durante séculos.
Esta palavra é oriunda do antigo Ceilão, hoje, Shri – Lanka, e significa “eu não posso”, pois as pessoas ficam muito fracas e não se podem mexer.

2- O raquitismo consiste no amolecimento e enfraquecimento dos ossos devido à incapacidade do corpo em absorver cálcio. Afeta fundamentalmente os ossos em crescimento e, portanto, as crianças e os adolescentes são os mais suscetíveis.

O cálcio é um mineral essencial na construção de ossos e dentes saudáveis. O corpo de uma criança necessita de quantidade adequada de vitamina D para absorver o cálcio da comida e depositá-lo no osso de forma a permitir o crescimento e fortalecimento do esqueleto. O nosso organismo pode aproveitar diretamente a vitamina D proveniente de certos alimentos ou sintetizá-la nas células da pele a partir de uma provitamina: o ergosterol. Na presença dos raios ultravioleta do Sol, o ergosterol transforma-se
em vitamina D.

Exist
em várias causas de raquitismo: hormonais, defeitos genéticos, doenças renais, etc. No passado, a causa mais frequente era a carência de Vitamina D. Embora esta doença tenha quase desaparecido, atualmente está a verificar-se o seu ressurgimento em países desenvolvidos.

A criança adquire vitamina D a partir de duas fontes: os alimentos e a luz solar. Assim, o raquitismo pode ser provocado pela diminuição da produção de vitamina D devida a:
- Escassa exposição solar: atualmente as crianças estão mais protegidas, mais vestidas, mais confinados às suas casas ou nos seus infantários e com menor contacto com a Natureza. Ao mesmo tempo a poluição (fumo, gases, pó) e o uso dos protetores solares (embora o seu uso seja aconselhável para prevenir o cancro de pele) diminuem a produção de Vitamina D pela pele.

- Baixa ingestão de alimentos com vitamina D: os substitutos lácteos como a soja carecem de certos nutrientes, inclusive cálcio e vitamina D.

Numa criança com raquitismo as primeiras manifestações aparecem habitualmente no final do primeiro ano e durante o segundo ano de vida. Podem ser visíveis algumas das seguintes características:
- Alterações na forma e consistência dos ossos do crânio, observando-se, por exemplo, a nuca achatada ou cabeça maior que o normal;

- As pernas e braços encontram-se encurvados e deformados (ex.: pernas arqueadas de cowboy); ...

3- A deficiência ou falta destes nutrientes em nosso organismo devido aos hábitos alimentares denominam-se Pelagra. O milho tem baixo teor de triptofano e niacina, contribuindo para a carência de vitaminas do complexo B e proteínas. Outro grupo com grande chance de apresentar Pelagra, não apenas por aspectos culturais da alimentação de sua região, mas devido a maus hábitos de consumo, são os alcoólatras crônicos. Este grupo, muitas vezes, apresenta uma alimentação deficiente em vários nutrientes, acarretando em faltas nutricionais. 


As conseqüências da Pelagra estão relacionadas a problemas de pele, problemas no intestino e, em estágios mais desenvolvidos, pode até mesmo afetar funções do cérebro. Uns dos primeiros sintomas pode ser o aparecimento de marcas na pele (como sinais de queimaduras), sendo que na grande maioria das vezes estas manchas não desaparecem com facilidade e costumam descascar. Náuseas, mal estar, enjôos, perda de apetite e diarréia também são sintomas comuns, pois, todo o sistema intestinal torna-se atingido. Na língua e na boca podem aparecer alguns sinais de irritação, apresentando focos de inflamação.
Quando a doença apresenta um estágio mais avançado é comum aparecer problemas vaginais e algumas alterações no sistema nervoso (cansaço, falta de sono, palidez) acarretando em alguns distúrbios mentais, falta de memória e até problemas depressivos.
A melhor maneira de se identificar tal deficiência é por meio do exame de sangue e a partir das taxas de niacina presentes na urina. A forma mais eficaz para prevenir a Pelagra é por meio de uma alimentação rica em todos os nutrientes, vitaminas e minerais, evitando assim basear a alimentação em apenas um alimento (neste caso o milho) e ocasionar deficiências ou excesso de nutrientes.

...


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estudo do corpo humano

Introdução:

No sexto ano, vais conhecer melhor o corpo humano, os sistemas que o compõem e as funções que eles executam.
Mas para esse corpo humano  ('organismo') funcionar bem, necessita entre outras coisas, de se alimentar.
Vamos então, estudar um pouco mais a alimentação. Os alimentos, os tipos de nutrientes, as carências e os excessos de nutrientes, entre outros aspectos...
O homem não necessita só de alimentos para se manter vivo e saudável. Há que ter em conta, todos os aspectos que possibilitam o seu perfeito funcionamento, na medida do possível. Para isso, vamos estudar os principais sistemas do corpo humano, compará -lo com o de outros animais, quando isso se justificar. Iremos  ver e rever cuidados a ter corpo e com o ambiente à nossa volta.



                            "BEM VINDOS A MAIS UM ANO DE CONHECIMENTO!"

terça-feira, 25 de setembro de 2012

QUADRO- PRINCIPAIS VITAMINAS


                               PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINAS - HORTÍCULAS E FRUTA


Imagens de: google.pt/imagens